Evox Fitness Concept

O PODER DA ÁGUA COM A HIDROGINÁSTICA

Quando se fala em desportos aquáticos normalmente pensa-se em natação. Contudo, há mais opções e a hidroginástica é uma delas.

 

 

A hidroginástica, tal como o nome indica, é uma atividade física feita dentro de água. Consiste na execução de movimentos aeróbicos, que exercitam múltiplos músculos simultaneamente. Apesar de existir um estigma sobre a modalidade ser só para os mais velhos, a verdade é que podes perder peso com a hidroginástica, tonificar o corpo, recuperar de alguma lesão e ainda atenuar dores.

 

Um dos principais pontos a favor da hidroginástica é o fator diversão. Para aquelas pessoas que têm dificuldade em incluir a atividade física na sua rotina por acharem aborrecido, a hidroginástica pode ser uma boa opção a considerar. Com benefícios comprovados a nível de saúde, esta modalidade ajuda no combate ao stress, na melhoria do humor e no relaxamento do corpo.

 

A hidroginástica é especialmente recomendada para pessoas com uma idade mais avançada, com problemas de coluna, com alguma lesão ou para grávidas. No entanto, isso não significa que a sua prática não seja vantajosa para qualquer pessoa. Na verdade, normalmente, qualquer exercício físico tem um risco de lesão associado, devido ao impacto nas articulações de determinados movimentos como correr ou saltar. Como a hidroginástica é dentro de água, esse risco diminui exponencialmente. Os movimentos sobrecarregam menos os músculos devido à diminuição em 1/6 do peso do corpo graças à densidade da água, tornado o desporto atrativo para qualquer idade.

 

No entanto, não penses que por custar menos, teoricamente, não significa que os teus músculos não estão a trabalhar. Muito pelo contrário. Como a resistência da água é superior à do ar, os músculos trabalham mais. Consoante o nível da água, aumenta o nível de dificuldade da aula.

 

Segundo as nossas pesquisas, as sessões de hidroginástica duram aproximadamente uma hora e podem queimar em média 400 a 600 calorias. Se conjugada com uma alimentação equilibrada e um défice calórico, a hidroginástica vai-te ajudar na perda de peso, se esse for o teu objetivo. Se não for, vais perceber que a modalidade é ótima para socializar, tendo em conta que é feita em aulas de grupo, com música animada e um instrutor cheio de energia.

 

No que toca a material necessário, a hidroginástica é muito semelhante à natação. Vais precisar de um fato de banho, uns chinelos, uma touca, para proteger o teu cabelo do cloro, e uns óculos, caso a ocasional água nos olhos te incomode. É verdade que nunca vais chegar a estar debaixo de água, mas como há muito movimento, pode haver salpicos. Já na aula em si, podes ter de utilizar acessórios como halteres e flutuadores, mas isso costuma ser fornecido pelo staff da piscina. Caso não saibas nadar, não te preocupes. As aulas são sempre feitas numa profundidade onde tenhas pé, sendo que não é obrigatório saber nadar.

 

Para além de todos os benefícios que já referimos, há ainda alguns que vale a pena mencionar. A hidroginástica ajuda a melhorar a circulação sanguínea graças ao aumento da contração muscular combinada com a atividade aeróbica, que por sua vez estimula a atividade cardíaca. Da mesma forma, como se trata de uma atividade cardio, melhora a respiração. Ao estar dentro de água, num ambiente relaxado e seguro, relembrando o nosso corpo do momento em que esteve dentro do corpo da mãe, o funcionamento do pulmão é favorecido, permitindo uma expansão e retração mais fácil.

 

Igualmente, a hidroginástica favorece a absorção de cálcio pelos ossos, melhora a flexibilidade e a coordenação motora. É por essa razão que a modalidade é muitas vezes recomendada para pessoa com problemas de coluna. No entanto, há sempre pormenores a ter em atenção se quisermos tirar o melhor proveito desde desporto. É aconselhado manter o abdómen contraído e a coluna neutra numa postura direita durante as aulas. É também ideal comer uma hora antes de entrar na água para não ir nem de estômago vazio, nem de barriga cheia. Como em qualquer desporto, deves aumentar o ritmo consoante as tuas capacidades. Faz à tua velocidade e não te preocupes com o que os outros estão a fazer.

 

A hidroginástica foi inventada na Grécia por Heródoto, um médico que estudava os benefícios da água na saúde. Muitos países utilizavam e ainda utilizam a modalidade como terapia e, atualmente, é visto como uma oportunidade para fazeres movimentos que de outra forma não podias fazer. Descobre onde tens aulas perto de ti e aventura-te neste desporto.

 

Alexandre Ichim