Evox Fitness Concept

ALONGAR OU REFORÇAR?

Já sentiu que o determinado músculo estava mais tenso do que o normal? Um exemplo comum é aquela pessoa que fica sentada o dia inteiro a trabalhar, e, ao final do dia sente as costas ou a zona atrás da coxa (isquiotibiais) mais tensos. 

Após este cenário, muitas pessoas pensam que devem alongar o músculo para relaxar, mas será que devem mesmo?

A primeira coisa que deve ser respondida é: “estou a treinar o músculo que sinto mais tenso?”. Se a resposta for não, então seria interessante começar a iniciar um programa de reforço muscular. Um músculo que não está fortalecido, está mais perto de sofrer dores, tensão e lesões.

No entanto, imagine que na pergunta anterior a sua resposta foi sim. Nesse caso, será necessário analisar se esse músculo está encurtado. Para averiguar essa situação podem ser realizados alguns testes simples por um profissional de exercício físico, que irá analisar o movimento do seu corpo e perceber se o músculo que você sente mais tenso, também está encurtado. Se esse facto se confirmar, então nesse caso poderá beneficiar de um programa de alongamentos.

Perante esta situação, é importante realçar que é necessário que exista treino de reforço de toda a estrutura muscular para evitar tensões e lesões, que mesmo assim poderão acontecer. Mas é necessário fazer uma análise e perceber o porquê dessa situação ocorrer, para que seja realizado um procedimento que vá de encontro à necessidade da pessoa em questão de modo a melhorar toda a sua capacidade física.

Luta pela tua saúde e bons treinos,
PT Cristiana Rosa