Evox Fitness Concept

Quanto tempo de Cardio devo fazer para emagrecer, ganhar resistência ou aumento de força?

Uma dúvida que assombra os utilizadores dos ginásios é “qual o tempo ideal de treino aeróbio?”.

Quero saber mais

Primeiro, devemos saber qual o objetivo para depois acrescentarmos corretamente o treino aeróbio, a intensidade e consequentemente o tempo. De seguida, são citados três objetivos comuns entre os utilizadores de ginásios:

Cardio para Aumento de Resistência

Se o objetivo for o aumento da capacidade cardiopulmonar e resistência, o treino aeróbio deverá ser feito antes de qualquer outro, pois assim, teríamos todas as nossas reservas de energia disponíveis para potencializar ao máximo este treino. O treino deve ser de intensidade moderada a alta, e o tempo pode variar de 20 a 40 minutos dependendo da condição física de cada um.

Quero melhorar a minha resistência

Cardio para Aumento de Força e Massa Muscular

Se o objetivo do treino for aumento de força ou massa muscular, devemos realizar primeiramente o treino de musculação, por otimizar as reservas de energia para garantir um melhor rendimento nas contrações musculares. Após o término deste treino, pode-se iniciar a prática de atividades aeróbias. Assim, utilizaremos o restante das reservas de carboidratos e as reservas de gorduras como combustível principal desta etapa. O ideal é realizar em baixa intensidade, numa média de 20 minutos.

Quero ganhar massa muscular

Cardio para Emagrecer

Se o objetivo é emagrecer (diminuir o percentual de gordura), também se deve priorizar a prática do treino com pesos antes do treino aeróbio. Isto porque, ao iniciarmos o treino com pesos, consumimos as reservas de carboidratos, em seguida as gorduras atuam como fonte principal de energia durante a atividade aeróbia. Se após o término do treino não ingerirmos calorias, consumiremos mais gordura nesse período de recuperação para ressintetizarmos as fontes de energia muscular gastas na atividade. O ideal nesse caso é de 20 a 30 minutos de atividades aeróbias de baixa e média intensidade, podendo ser treinos intervalados ou até mesmo baixa intensidade por um tempo mais prolongado, tudo irá depender de como está a condição física do atleta.

Quero perder peso

Resumindo, o corpo humano é uma máquina em constante descoberta. Não tem o certo e o errado, mas sim o que é ideal para seu organismo. A Personal Trainers recomenda que analise a sua situação e os seus objetivos concretos junto de um profissional qualificado para retirar o melhor rendimento do seu treino específico.

Contate-nos já!

Texto de Rui Madeira adaptado de Bau, G.